Início >> Noticia >> Tocha da Paz percorre ruas de Belém e abre programação da semana da Pátria
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Tocha da Paz percorre ruas de Belém e abre programação da semana da Pátria

Alunos de sete escolas da rede pública estadual, localizadas nos bairros contemplados pelo programa do Governo do Pará Territórios pela Paz (Terpaz), participaram na manhã deste domingo (1º) da I Corrida pelos Territórios pela Paz, recebimento e condução da Tocha da Paz. O evento é promovido internacionalmente pela Comissão da Tocha da Paz, uma organização não governamental que promove a visita da tocha com o objetivo de levar uma mensagem de paz à população. As visitas ocorrem há 16 anos, mas foi a primeira vez que Belém está no percurso. Alunos do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba) e fuzileiros navais apoiaram a ação.

"Nosso objetivo é percorrer estados e municípios da Federação, colocando os governos federais, estaduais e municipais como exemplos participativos contra a criminalidade, drogas, violência contra a mulher. Será uma honra muito grande chegar em Brasília, nosso destino final, e colocar Belém, o Estado do Pará, nesta campanha de nível internacional", destacou o presidente da Comissão Nacional de Tocha da Paz, Roberto Guimarães.

O evento tem como tema “Escola: Uma Vivência de Paz" e visa integrar as escolas do TerPaz - nos bairros do Benguí, Cabanagem, Terra Firme e Guamá, em Belém; Icuí, em Ananindeua, e Nova União, em Marituba -, à proposta de cultivar valores da prática esportiva, valorizar os símbolos cívicos com seus significados e integrar municípios participantes pela cultura de paz.

Responsabilidade - Para a aluna Camila Pimentel, da Escola Estadual José Valente Ribeiro, no bairro da Cabanagem, a caminhada, além de promover a atividade física, leva a mensagem de paz para a sociedade." Foi muito legal. Antes era muito difícil sair da escola, e hoje nós estamos representando o nosso bairro, lembrando que todos somos responsáveis em promover a paz", declarou.

No Pará, o evento foi coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Ensino (Saen) e do Núcleo de Educação Física, Esporte, Arte e Lazer (NEL). De acordo com a coordenadora da corrida, Ana Cláudia Neves, o trajeto deste domingo totalizou 3,5 quilômetros e marcou o início da Semana da Pátria no Estado. Até o dia 7 de setembro, diversas atividades, recreativas e de lazer serão realizadas. "Hoje nós abrimos oficialmente a Semana da Pátria. Um marco dentro do governo do Estado. Todos os territórios foram mobilizados, e durante este período várias atividades serão realizadas nos territórios para integrar e promover a cultura da paz", informou.

O percurso começou em frente à sede do Palácio do Governo. Em seguida, os participantes seguiram para o bairro de São Braz, onde a corrida teve seu ponto de partida, seguindo pela Avenida Governador José Malcher até a Praça da Bandeira, onde foi acesa a Pira Olímpica da Tocha da Paz e hasteada a Bandeira Nacional, abrindo oficialmente a Semana da Pátria de 2019.

Inclusão - Com deficiência, a aluna Fátima Ribeiro, da Escola Estadual Camilo Salgado, percorreu com ajuda dos professores de Educação Inclusiva o último trecho da corrida, e entregou a tocha ao secretário de Estado de Articulação e Cidadania, Ricardo Balestreri, para que a pira olímpica fosse acesa.

 

"A paz se faz com justiça. O que nós percebemos é que nos bairros o estado de direito estava ausente, e que ali existem pessoas criativas, boas, dinâmicas, mas que precisam de oportunidades. Em 45 dias no bairro da Cabanagem, por exemplo, 6 mil atendimentos foram feitos, levando as pessoas à cidadania. Hoje, estamos juntos por um só objetivo, acendendo a tocha da paz e lembrando que ela é apenas um ícone, assim como a bandeira hasteada e o hino entoado. A paz depende de cada um de nós. Que a tocha acenda a paz e a união em nossos corações", ressaltou Ricardo Balestreri.

 

Agência Pará